A História da Turma AD 77

datas e nomenclaturas

Em março de 1972, 104 calouros entraram na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Nesse momento, se formou a Associação dos Doutorandos de 1977, ou seja, o grupo que se formaria em medicina no ano de 1977.

A faculdade de Medicina traz, durante o curso, inúmeras siglas. Em geral as turmas médicas, no Rio Grande do Sul, são conhecidas como Associação da Turma Médica, ATM, e o ano de formatura. A Católica tem como peculiaridade ser Associação de Doutorandos, AD, e não ATM.

Também tínhamos comissões responsáveis pelos eventos, pela produção de polígrafos – cujo conteúdo era gravado nas aulas teóricas, como anatomia e farmacologia – e pela formatura (Comissão de Formatura, COMFOR), encarregada de arrecadar fundos para as despesas e sua organização.

A nossa faculdade de medicina passou por muitas mudanças estruturais e com isso foi alterando sua nomenclatura. No dia 22 de março de 1961, aconteceu a primeira aula do curso de medicina.

Iniciamos como Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (FCMPA) e nos formamos como Fundação Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (FFCMPA), pois tinha sido decretada como Fundação de Direito Privado.

Em 11 de dezembro de 1980, foi federalizada, tornando-se uma instituição pública, sendo então denominada Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Nesse momento, os alunos não mais necessitavam pagar suas mensalidades. Porto Alegre passou a ter duas faculdades públicas de Medicina: a nossa e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que foi a terceira faculdade de Medicina no Brasil – a primeira foi na Bahia, de 1806, e a segunda no Rio de Janeiro do mesmo ano.

Em 11 de janeiro de 2008, a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (sopa de letrinhas) tornou-se Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Entre tantas siglas nós guardamos bem na memória que nós a chamávamos de MED CAT.

O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.

Nise da Silveira — Médica psiquiatra brasileira
Carrinho de compras
Rolar para cima