Um ser humano percorre a vida com vários personagens. É como um longo seriado em que temos atores fixos, os transitórios e os figurantes.
Uns entram antes do teu nascimento, que são teus pais. Estes merecem tua consideração pela vida inteira, mesmo os que não foram sempre presentes. Geralmente morrem antes, mas ficam eternamente na tua memória. Os irmãos entram também em cena precocemente, uns são mais próximos, outros mais distantes. Dependendo da família, ocorre o mesmo com os tios e primos.
Até os seis anos convivi numa cidade pequena, em que todos eram próximos. Todos habitantes pareciam parentes. Não havia estranhos.
Ao vir para cidade grande, as relações com outras pessoas, que não eram induzidas pela família, começaram a ficar mais intensas – são as primeiras amizades. Elas estavam no colégio e nas ruas. Sim, nas ruas: um encontro que, hoje, não se vê mais.
As amizades, que antes da adolescência eram sem sexualidade, com ela começa a ver a diferença da atração. Ao ver aquela menininha loirinha, bonitinha, brota um pensamento que ela poderia ser a tua namorada. Havia frases, como: “Homem não é amigo de mulher, sempre tem um envolvimento sexual por detrás”. Porém, posso dizer que, até hoje, tenho várias amigas de verdade, mesmo tendo em alguns momentos uma atração sexual e até uns beijinhos trocados ingenuamente.
As amizades ficam eternamente no espetáculo da vida. A maioria vai desaparecendo, mas ficam na memória como um Vale a pena ver de novo.
Quando há o encontro, ficamos felizes de termos a mesma afetividade e compressão sobre nossas vidas.
Os personagens, com o passar do tempo, vão se tornando mulher, filhos e netos, passam a serem as estrelas principais. Enchendo o seriado da vida de emoções, ora com momentos tristes, mas na maioria das vezes de alegria.
Espero ter sido um ator secundário ou apenas um figurante na mente de várias pessoas que quero bem.
Todos os personagens, “bons e maus”, fizeram de mim um ser humano que vai levar para eternidade, um sentimento que a vida fez sentido. Que construí um legado que servirá de apoio aos que vierem após.